Nesta ultima parte, fecharemos com o estágio de maturação, que ocorre quando o conhecimento organizacional é transmitido em rede, não só dentro da empresa, mas também com os parceiros externos, tais como: fornecedores e clientes. Este estágio representa o estado de equilibrio, na qual a GC pode eficazmente adaptar-se as mudanças e aumentar o desempenho organizacional. A aplicação de conhecimentos para os problemas de trabalho, que são relatados, torna-se uma atividade regular do cotidiano neste estágio. As empresas com competência em adquirir, converter, utilizar e proteger o conhecimento são mais habilidosas em desenvolver uma gestão do conhecimento mais eficaz e lucrativa. As práticas de GC estão emergindo em torno do desenho organizacional e princípios operacionais, processos e estruturas da organização, aplicações e tecnologias que auxiliam os trabalhadores do conhecimento alavancar sua criatividadee capacidades. Entretanto, para uma empresa aumentar sua competitividade e por um longo tempo, ela depende não só de sua capacidade interna de GC, mas também da cooperação externa e do relacionamento com outras empresas. Assim, a empresa começa a focar seus esforços organizacionais nos núcleos especializados de conhecimento e a terceirizar outros conhecimentos necessários vindos de fora. Contudo, a transferência e a criação de conhecimento entre diferentes organizações tornam-se um desafio.
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