Ao começarmos pelos estágios dos modelos de GC, devemos pensar na busca pela eficácia e eficiência da gestão do conhecimento nas empresas, que primeiramente deve agregar o apoio da alta gerência, difusão da TI, que se refere ao grau de usabilidade e capacidade tecnológica, estimulos ao desenvolvimento de novas ideias.
Desta forma, o proceso de GC identifica três estágios, que determina a sua evolução e permite que as empresas possam medir em que grau encontra sua gestão conhecimento. Portanto, as mudanças durante estes três estágios devem estar calcados na capacidade organizacional. Tentaremos aqui descrever as possíveis manifestações destes estágios, inciando pelo primeiro estágio, o Inicial, cuja empresa está começando a reconhecer a importância da GC e prepara-se para os esforços de GC. Durante este estágio, a empresa deve definir por quais motivos a GC precisa ser implementada e os critérios que serão tratados na avaliação do conhecimento a ser utilizado. È preciso que os colaboradores ampliem sua compreensão sobre o sucesso e falhas das atividades de conhecimento no ambiente organizacional. As empresas devem ter claramente a visão sobre o compartilhamento, objetivos e disseminação do conhecimento, que a todo momento precisa ser buscado, por meio dos diversos recursos baseados na própria GC, tais como: Os esforços de TI, o poder humano e gerencial e também recursos sociais da organização, neste caso a educação, treinamento, sistemas de recompensas, base de dados on-line, comunidades virtuais e intranet. As empresas neste estágio reconhecem, que a capacidade de utilizar e adquirir o conhecimento de maneira eficaz é bastante crítico para suas atividades de inovação, assim construir uma equipe especial para iniciar a GC ou obter os recursos humanos necessários e criar uma infraestrutura de TI podem ser os prerequisitos para as atividades de GC.
No próximo "post" daremos continuidade a este assunto, descrevendo os estágios de desevolvimento e maturação.
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