quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Criando um processo para iniciar um blog corporativo

A ideia de criar um mapa de blogs surge em 2004 através de Vandel Huevel, que têm como objetivo esquematizar os processos de implemantação dos blogs nas organizações. Ele divide este mapa em 3 fases diferentes que são:
1- Investigação;
2- Criação;
3- Ativação.
Vamos falar aqui, neste primeiro momento apenas da fase de investigação, quanto as outras serão abordadas mais tarde.
Na fase investigação do processo de implementação do blog é preciso tomar algumas medidas, tais como:
1- Determinar os objetivos para o blog, como forma de alacançar o sucesso;
2- Avaliar mercado para enxergar a viabilidade do blog;
3- Subscrever para outros blogs, comentado sobre a empresa, os produtos e serviços;
4- Criar um mapa para as estratégias globais de marketing e comunicação;
5- Avaliar os perfis de riscos, por exemplo:
  • Tenho utilizado as mídias sociais e com que nível de conforto?
  • Qual a tolerância da empresa para os riscos?
  • Como a empresa reage a comantários negativos sobre as mídias utilizadas?
  • Quanto é desconfortavél para empresa ser anunciada negativamente numa publicação ou site web?
  • A cultura da organização sustenta a "abertura e transparência", que é frequentemente exigida nos blogs, ou mesmo na empresa?

Estas perguntas na fase de investigação para se implantar um blog coroporativo determina as condições de sucesso ou fracasso da ferramenta e o seu uso no ambiente organizacional. Portanto, tal fase nos dá uma perspectiva bastante fundamentada sobre como a organização pode proceder dentro da blogosfera, ou qualquer outra mídia social, que seja relatada num espaço, que requer a mudança de mentalidade.

Nenhum comentário:

Natureza

Natureza