sexta-feira, 3 de junho de 2011

Lei da ação e reação no mundo dos negócios

Na Física Newtoniana, a lei da ação e reação diz que todo corpo que sofre uma ação terá uma resposta de igual intensidade. Podemos ir mais longe com esta premissa da física, por que ela pode ser aplicada em quase todos os campos dos conhecimento. No entanto, aqui vou abordá-la na área da ciência da informação e do conhecimento, também nos processos empresariais. Primeiro temos que compreender que a ação é o princípio vital para que as coisas possam acontecer, no mundo dos negócios a ação é um processo posterior ao planejamento, ao fazer e a análise, basta vermos o ciclo do PDCA (Plain, Do, Check, Action), dessa forma a ação vai ser o ponto principal para que um projeto possa ser executado, no entanto as reações vindas desse projeto pode determinar o seu sucesso ou fracasso. Essas reações são eventos provenientes de como foi conduzida as ações, por exemplo: Se num projeto ocorreram diversos erros, tais como: atraso no cronograma, falta de motivação da equipe, entrega de materiais com defeito ou errados, falta de consenso entre os líderes e não foi corrigido, certamente a reação futura nos mostrará um quadro negativo do projeto. Isso ocorreu por que as ações foram equivocadas. Para que a ações e reações sejam positivas, tendendo ao sucesso é necessário que as empresas e seus negócios busquem além das informações, por que somente informação não é elemento suficiente para se obter vantagem competitiva. As empresas devem agregar é conhecimento, que é o uso e disseminação da informação, para uma posterior tomada de decisão. Os gerentes e executivos sabem que a competitividade é fruto de uma inteligência empresarial pautada na busca de informações externas e internas, mas para obter o sucesso, é preciso a colaboratividade das pessoas e que elas exponham suas habilidades e conhecimentos. É neste momento, que a lei de ação e reação entra, por que se um gerente age de forma agressiva ou passiva demais, sem o menor senso de liderança, a reação dos empregados vai ser de apatia, desconfiança ou medo, onde o clima organizacional vai ser pesado e fadado ao fracasso. Mas se na empresa, o ambiente interno é de colaboração mútua, a qual gerentes e colaboradores tem um relacionamento mais estreito e ambos são motivados a exporem suas opiniões, que gera um espaço de aprendizado e o conhecimento circula de forma mais ampla, certamente a reação tende a ser positiva, com menor grau de atrito entre as pessoas. No planejamento estratégico, os aspectos da lei de ação e reação irão servir para medir as oportunidades, ameaças, fraquezas e os pontos fortes de qualquer empresa ou projeto a ser realizado. Com isto podemos traçar as principais metas, objetivos e a missão de uma organização. Por que as ações colocadas no planejamento estratégico de uma empresa, deve criar em seus colaboradores um sentimento de mudança constante, só assim é que se terá um ambiente de aprendizagem contínuo.

Um comentário:

Sergio Novis Filho disse...

Caro,
Estou escrevendo uma dissertação de mestrado e esbarrei em seu comentário. Como vi q vc é bibliotecário, vc tem referências bibliográficas sobre essa idéia de reação "newtoniana" nos negócios?
Obrigado,
Sergio

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