Na Física
Newtoniana, a lei da ação e reação diz que todo corpo que sofre uma ação terá
uma resposta de igual intensidade. Podemos ir mais longe com esta premissa da
física, por que ela pode ser aplicada em quase todos os campos dos
conhecimento. No entanto, aqui vou abordá-la na área da ciência da informação e
do conhecimento, também nos processos empresariais. Primeiro temos que
compreender que a ação é o princípio vital para que as coisas possam acontecer,
no mundo dos negócios a ação é um processo posterior ao planejamento, ao fazer
e a análise, basta vermos o ciclo do PDCA (Plain, Do, Check, Action), dessa
forma a ação vai ser o ponto principal para que um projeto possa ser executado,
no entanto as reações vindas desse projeto pode determinar o seu sucesso ou
fracasso. Essas reações são eventos provenientes de como foi conduzida as
ações, por exemplo: Se num projeto ocorreram diversos erros, tais como: atraso
no cronograma, falta de motivação da equipe, entrega de materiais com defeito
ou errados, falta de consenso entre os líderes e não foi corrigido, certamente
a reação futura nos mostrará um quadro negativo do projeto. Isso ocorreu por
que as ações foram equivocadas. Para que a ações e reações sejam positivas,
tendendo ao sucesso é necessário que as empresas e seus negócios busquem além
das informações, por que somente informação não é elemento suficiente para se
obter vantagem competitiva. As empresas devem agregar é conhecimento, que é o
uso e disseminação da informação, para uma posterior tomada de decisão. Os
gerentes e executivos sabem que a competitividade é fruto de uma inteligência
empresarial pautada na busca de informações externas e internas, mas para obter
o sucesso, é preciso a colaboratividade das pessoas e que elas exponham suas
habilidades e conhecimentos. É neste momento, que a lei de ação e reação entra,
por que se um gerente age de forma agressiva ou passiva demais, sem o menor senso
de liderança, a reação dos empregados vai ser de apatia, desconfiança ou medo,
onde o clima organizacional vai ser pesado e fadado ao fracasso. Mas se na
empresa, o ambiente interno é de colaboração mútua, a qual gerentes e
colaboradores tem um relacionamento mais estreito e ambos são motivados a
exporem suas opiniões, que gera um espaço de aprendizado e o conhecimento
circula de forma mais ampla, certamente a reação tende a ser positiva, com
menor grau de atrito entre as pessoas. No planejamento estratégico, os aspectos
da lei de ação e reação irão servir para medir as oportunidades, ameaças,
fraquezas e os pontos fortes de qualquer empresa ou projeto a ser realizado.
Com isto podemos traçar as principais metas, objetivos e a missão de uma
organização. Por que as ações colocadas no planejamento estratégico de uma
empresa, deve criar em seus colaboradores um sentimento de mudança constante,
só assim é que se terá um ambiente de aprendizagem contínuo.
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Lei da ação e reação no mundo dos negócios
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Um comentário:
Caro,
Estou escrevendo uma dissertação de mestrado e esbarrei em seu comentário. Como vi q vc é bibliotecário, vc tem referências bibliográficas sobre essa idéia de reação "newtoniana" nos negócios?
Obrigado,
Sergio
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