O aprendizado é uma construção sócio-pedagógica, o indivíduo
aprende por meio dois aspectos: a assimilação e acomodação. No primeiro,
envolve a capacidade do indivíduo assimilar todo o conhecimento que foi
adquirido, quando em contato com as fontes que fornecem informações. Já
acomodação, se refere como estes conhecimentos podem ser estruturados e
estocados no espectro cognitivo das pessoas. Aprender é uma tarefa baseada nas
experiências vividas, nas conversações, leituras, exemplos e cenários da vida
cotidiana. Nas empresas a necessidade de se criar um ambiente de aprendizagem
torna-se relevante para obtenção de maior competitividade e eficácia nos
processos de gestão e produção, ou seja, fazer mais, com o menor custo. O
processo de aprendizagem organizacional perpassa pela gestão do conhecimento,
que envolve os processos de criação, disseminação, armazenamento e uso do
conhecimento. Este processo é cíclico e contínuo, que dependem do
compartilhamento e colaboração dos indivíduos organizacionais. As tecnologias
de informação e comunicação trouxeram para dentro das organizações algumas
ferramentas neste sentido, por exemplo a web, com suas intranets e portais
corporativos ajudam os empregados, os clientes e fornecedores dinamizarem suas
tarefas, num curto espaço de tempo, além disto os blogs corporativos entraram
na vida organizacional como um mecanismo importante para aumentar a comunicação
da empresa com os seus stakeholders. Pois, tudo isso foi gerado por iniciativas
de pessoas, que estavam dispostas a aprender e ao mesmo tempo compartilhar este
aprendizado, gerando uma ambiente de troca de conhecimento, tendo como
consequência a eficiência e eficácia nos negócios. Portanto a arte de aprender
deve ser sempre cultivada, assim como a cultura do erro deve ser tolerada. A
partir do erro é que se nasce o aprendizado.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
A arte de aprender
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