segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Descrença no ser humano de hoje

Sabemos que nesta vida a mudança é necessária para o desenvolvimento humano. Pois, com as mudanças aprendemos a lidar com nossas diferenças, medos, angustias, além de criarmos um ambiente mais propício ao nosso favor. Mas na atualidade, certos valores, mitos e crenças estão desaparecendo, o homem está descrente de si mesmo. Falta-lhe a essência da vida, crer mais em si e talvez nos outros. Não se luta mais por ideais, o capitalismo, em grande parte é o culpado, gerou uma legião de consumidores, que se comunicam numa linguagem voltada para o lucro e o consumo desenfreado. Tudo isto gera uma descrença no ser humano, dotado de um vazio, que nunca é preenchido, por mais que se adquira bens materiais. Hoje, tudo está ligado ao que você pode oferecer aos outros. Nos passamos a ser artificiais, uma construção do capitalismo, perdemos a originalidade, quando a mascará cai, somos execrados pela sociedade, isto gera um descrença total do que é ser humano. Portanto, não estamos vivendo uma mudança, mas sim, regredindo para um estágio primitivista, basta observamos os grunhidos presente nas letras das músicas e a forma de se comunicar no mundo virtual , como diria Freud a respeito do Id, é a essência do instinto, que foi sublimado pelo ego e super-ego. Então, mudar muitas vezes pode ser doloroso, por que exige crença e fé no desconhecido, preferimos ficar na zona de conforto, por que ninguém que pagar pra ver.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O mundo do SEO (Search Engine Optimization)

A necessidade de novas ferramentas para estratégias de busca na internet parece que evoluiu bastante, cada vez mais essas ferramentas estão sendo otimizadas e fornecem ao usuário uma forma mais avançada para que ele encontre as informaçãoes de que tanto precisa. Aqui vamos apresentar algumas destas ferramentas, tais como:
1- Google Page Rank: têm como função checar a popularidade da páginas e ranqueá-la através de algortimos.;
2- Palavras-chave: ferramenta que permite o usuário fazer a busca por palavras (tags) a respeito de um asssunto de seu interesse. Neste o usuário pode combinar uma ou mais palavras por meio de operadores booleanos ou conectores simbólicos;
3- Geradores de Robots: com eles é possível bloquear certos diretórios de um site ou spider e crawlers de busca;
4- Analisadores de meta-tags: Ajudam os webmasters analisarem as páginas web;
5- Verificadores de links e backlinks: Permitem explorar todas as páginas indexadas na internet ou em um portal.
Na verdade estes otimizadores são uma estratégia de marketing para realização de buscas, que servem para aumentar a eficácia do processo de pesquisa na internet, assim oferecer ao usuário aquilo que ele realmente procura, no entanto ele não está livre das propagandas e spams.
Quanto ao SEO podemos dizer que ele pode ser influenciado por fatores internos, relativo ao próprio site - Externos, quando outro site analisado é comparado com o site em questão. Enfim podemos dizer que o SEO é uma nova geração das ferramentas de busca preocupada com a relevância.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O pensamento político, social e econômico no mundo atual

Os pensadores da Grécia antiga já acreditavam que a democracia poderia ser um sistema político viável, os homens livres ditariam as regras e condutas para que todos pudessem opinar e viver dentro de um bem comum. Em Roma, os imperadores dominavam os reinos adjacentes e criavam suas leis. A história enriqueceu o pensamento político, social e econômico do mundo, através de pensadores e filosófos, tais como Aristóteles, Platão, Maquiável, Rosseau, Isaac Newton, Nietzsche e muitos outros que se preocupavam não só com as ciências exatas e naturais, mas tiveram um certo encantamento pelas causas humanas, buscavam entender as mazelas do homem, enquanto um ser pertencente a sociedade e transformador do ambiente em que vive. O pensamento político, social e econômico ao longo dos séculos bipartidarizou em dois sistemas, um voltado para o mercado, cujo o rumo é o capital proveniente das grandes corporações, que gerou uma sociedade voltada para o consumo, além de desenvolver um exército de mão de obra, muitas vezes excluídas do sistema e faminta pelo desemprego, ao passo que uns poucos detém a maioria da riqueza produzida por aqueles que são explorados cotidianamente. Esse pensamento liberalista e de desregulamentação por parte do estado se contrapõem as ideias fundamentadas por Marx e Engels, que acreditavam numa sociedade mais igualitária, menos explorada pela mais-valia do capital. Esse pensamento foi adotado pela antiga URSS, no início do século XX, suplantado por Lenin. Na atual conjuntura, a força do capital sobrepujou, jogando a cortina de ferro no chão, assim estava decretado o fim do socialismo. Então deixamos os interesses espúrios vencer, o capitalismo, esse monstro devorador de sonhos e propagador da desigualdade e da destruição do planeta impera pela força do dinheiro e do consumo. Ainda acredito numa sociedade plenamente igual, sem concorrência, do pleno emprego e direitos reais para todos.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

A arte de aprender

O aprendizado é uma construção sócio-pedagógica, o indivíduo aprende por meio dois aspectos: a assimilação e acomodação. No primeiro, envolve a capacidade do indivíduo assimilar todo o conhecimento que foi adquirido, quando em contato com as fontes que fornecem informações. Já acomodação, se refere como estes conhecimentos podem ser estruturados e estocados no espectro cognitivo das pessoas. Aprender é uma tarefa baseada nas experiências vividas, nas conversações, leituras, exemplos e cenários da vida cotidiana. Nas empresas a necessidade de se criar um ambiente de aprendizagem torna-se relevante para obtenção de maior competitividade e eficácia nos processos de gestão e produção, ou seja, fazer mais, com o menor custo. O processo de aprendizagem organizacional perpassa pela gestão do conhecimento, que envolve os processos de criação, disseminação, armazenamento e uso do conhecimento. Este processo é cíclico e contínuo, que dependem do compartilhamento e colaboração dos indivíduos organizacionais. As tecnologias de informação e comunicação trouxeram para dentro das organizações algumas ferramentas neste sentido, por exemplo a web, com suas intranets e portais corporativos ajudam os empregados, os clientes e fornecedores dinamizarem suas tarefas, num curto espaço de tempo, além disto os blogs corporativos entraram na vida organizacional como um mecanismo importante para aumentar a comunicação da empresa com os seus stakeholders. Pois, tudo isso foi gerado por iniciativas de pessoas, que estavam dispostas a aprender e ao mesmo tempo compartilhar este aprendizado, gerando uma ambiente de troca de conhecimento, tendo como consequência a eficiência e eficácia nos negócios. Portanto a arte de aprender deve ser sempre cultivada, assim como a cultura do erro deve ser tolerada. A partir do erro é que se nasce o aprendizado.


Natureza

Natureza