quinta-feira, 9 de abril de 2009

Disseminando o conhecimento organizacional através da Intranet

Atualmente diversas organizações e seus colaboradores estão questionado como obter vantagem competitiva e terem sucesso com a implantação do processo de gestão do conhecimento, por meio das ferramentas de tecnologia de informação e comunicação. No entanto, a resposta não está simplismente na tecnologia, mas sim como utilizá-la e no incentivo à colaboração e compartilhamento das informações, a qual a tecnologia pode proporcionar ao ambiente organizacional. O primeiro ponto é criar um ambiente colaborativo, cujo gerenciamento do conhecimento deve ocorrer em três niveis:
  1. Na organização como um todo - por meio de padronização de sistemas e processos, criação de políticas e procedimentos;
  2. Nas equipes e unidades de negócio - onde a informação é compartilhada dentro da equipe, não em toda organização;
  3. Pessoal - cujos conhecimentos, habilidades e experiências são necesssários à um indivíduo, assim são facilitados pelo uso de e.mails, treinamentos ou ferramentas tecnológicas, como as intranets.

O uso de tais ferramentas de conhecimento baseadas em intranets promovem o compartilhamento eficaz do conhecimento, que têm como características: baixo custo, uma ampla adoção por parte dos colaboradores, produz um efeito de comunidade, direciona-se à um mundo real necessário para disseminação e troca de informação. O principal objetivo dessas iniciativas de gestão do conhecdimento é promover a mudança cultural nas organizações, em muitos casos a intranet é utilizada como um instrumento para disseminar a informação, sobre os possíveis projetos que as organizações venham a desenvolver. Desta maneira, como plataforma de comunicação, a intranet pode atuar como um poderoso elementopara direcionar a mudança cultural no interior das organizaçãoes. Assim concluirmos que a intranet pode tornar um ambiente mais dinâmico e propício as atividades de conhecimento.

Nenhum comentário:

Natureza

Natureza