quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A busca pelo aprendizado através da gestão do conhecimento

A ideia sobre o conceito de aprendizagem organizacional, nasce em meados dos anos 90, com Peter Senge. Mas o que é a aprendizagem organizacional?, qual a sua relação com a gestão do conhecimento? podemos dizer que a aprendizagem organizacional é uma organização que facilita o aprendizado individual ou coletivo, como um caminho que apóia o sucesso em respostas as mudanças contínuas. já o conceito de gestão de conhecimento refere-se aos processos e estrutura de uso , criação, armazenamento, compartilhamento e disseminação do conhecimento nas empresas. Contudo, a aprendizagem organizacional seria um conceito vindo de gerentes, que pensam em relação ao comportamento organizacional, aprendizagem e outras disciplinas ligadas ao ser humano. A gestão do conhecimento beneficia-se da vitória com uma gama de acadêmicos e herança profissional, além das culturas. os vitoriosos e lutadores pelo controle da gestão do conhecimento aclamam por profissionais e grupos acadêmicos associados com os gerentes de RH, cientista da computação, estrategistas de negócios. A literatura reflete que estas diferentes constituições estão evidentes nas listas de referências de artigos, que adotam acadêmicos e profissionais em sua literatura. Portanto a natureza eclética e transdisciplinar da GC poder ser uma força muito maior, pois, há um perigo nesta torre de babel, erigindo de diferentes disciplinas e comunidades de profissionais, usando a mesma linguagem, mas com diversos significados. Existe um entusiasmo para implantação de redes (humana e tecnológica), desenvolvendo e implementando ferramentas de GC e estabelecendo repositórios. O propósito disso é o aprendizado organizacional, que pode ser negligenciado ou concluído com um baixo nível de eficiência ou eficácia. A ideia deste artigo é colocar que a aprendizagem e o conhecimento são estreitamente entrelaçados e que a efetiva GC precisa adotar e desenvolver a façanha, que tem sido associada com a implementação do conceito de aprendizagem organizacional. Um panorama das diversas diferenças chaves entre o respectivo conceito de aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento, ilustra que ambos são contestados durante sua evolução. Assim, um modelo de GC é a aprendizagem como um ciclo de conhecimento, que explicita uma ligação entre a GC e a aprendizagem. Tal ciclo pode operar no nível individual, de equipes ou na organização como um todo. O exemplo está nos tipos de atividades e estratégias que apóiam os diversos estágios do modelo. Caso o modelo ofereça um "insight" dentro da complexidade da GC e aprendizagem organizacional, então muitas atividades baseadas no conhecimento precisam ser gerenciadas para auxiliar um aprendizado mais efetivo.      


Um comentário:

Anônimo disse...

Complicado né, no mais acho que tá bom.

Acho que vc tem que enfocar mais suas ideias periféricas.

Essa estrutura realmente tem um processo instigante.

Natureza

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