A ideia sobre o conceito de aprendizagem organizacional, nasce em meados
dos anos 90, com Peter Senge. Mas o que é a aprendizagem organizacional?, qual
a sua relação com a gestão do conhecimento? podemos dizer que a aprendizagem
organizacional é uma organização que facilita o aprendizado individual ou
coletivo, como um caminho que apóia o sucesso em respostas as mudanças
contínuas. já o conceito de gestão de conhecimento refere-se aos processos e estrutura
de uso , criação, armazenamento, compartilhamento e disseminação do conhecimento
nas empresas. Contudo, a aprendizagem organizacional seria um conceito vindo de
gerentes, que pensam em relação ao comportamento organizacional, aprendizagem e
outras disciplinas ligadas ao ser humano. A gestão do conhecimento beneficia-se
da vitória com uma gama de acadêmicos e herança profissional, além das
culturas. os vitoriosos e lutadores pelo controle da gestão do conhecimento
aclamam por profissionais e grupos acadêmicos associados com os gerentes de RH,
cientista da computação, estrategistas de negócios. A literatura reflete que
estas diferentes constituições estão evidentes nas listas de referências de
artigos, que adotam acadêmicos e profissionais em sua literatura. Portanto a
natureza eclética e transdisciplinar da GC poder ser uma força muito maior,
pois, há um perigo nesta torre de babel, erigindo de diferentes disciplinas e
comunidades de profissionais, usando a mesma linguagem, mas com diversos
significados. Existe um entusiasmo para implantação de redes (humana e
tecnológica), desenvolvendo e implementando ferramentas de GC e estabelecendo
repositórios. O propósito disso é o aprendizado organizacional, que pode ser negligenciado
ou concluído com um baixo nível de eficiência ou eficácia. A ideia deste artigo
é colocar que a aprendizagem e o conhecimento são estreitamente entrelaçados e
que a efetiva GC precisa adotar e desenvolver a façanha, que tem sido associada
com a implementação do conceito de aprendizagem organizacional. Um panorama das
diversas diferenças chaves entre o respectivo conceito de aprendizagem
organizacional e gestão do conhecimento, ilustra que ambos são contestados
durante sua evolução. Assim, um modelo de GC é a aprendizagem como um ciclo de
conhecimento, que explicita uma ligação entre a GC e a aprendizagem. Tal ciclo pode
operar no nível individual, de equipes ou na organização como um todo. O
exemplo está nos tipos de atividades e estratégias que apóiam os diversos
estágios do modelo. Caso o modelo ofereça um "insight" dentro da
complexidade da GC e aprendizagem organizacional, então muitas atividades
baseadas no conhecimento precisam ser gerenciadas para auxiliar um aprendizado
mais efetivo.
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
A busca pelo aprendizado através da gestão do conhecimento
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Um comentário:
Complicado né, no mais acho que tá bom.
Acho que vc tem que enfocar mais suas ideias periféricas.
Essa estrutura realmente tem um processo instigante.
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