segunda-feira, 28 de julho de 2008

Liderança no mundo globalizado

Com o mundo globalizado, cujas fronteiras não possuem mais limites e os mercados se tornaram bem mais amplos, as empresas passaram a operar nos quatros cantos do mundo, pois os produtos e serviços deixaram de ter nacionalidade, portanto exigem mais qualidade e preços bem menores, assim acirrando a competitividade. Então o que vemos dentro das empresas é um ritmo alucinante da produção e gerentes, chefes preocupados com objetivos e metas a serem cumpridas, no entanto esquecem dá coisa mais importante, que são aquelas pessoas que estão na linha de produção, os colaboradores (funcionários), que possuem necessidades básicas e de referências, que o ajudem a melhorar seu desempenho. Isto mostra que estamos carentes de líderes, ou seja, aquelas pessoas que mostrem o caminho para o “Eldorado”, de como as coisas devem ser feitas com eficiência e eficácia. Pois a falta de interação entre líderes e colaboradores gera um ambiente empresarial, que tende a apatia e falta de motivação. Portanto, para que uma empresa possa realmente, um local de aprendizado, de troca de conhecimento, é preciso munir as pessoas de informação e conhecimento, que consequentemente crie um ambiente mais interativo e agradável. O que se percebe nas empresas, são funcionários, que não sabem o real objetivo, daquilo que produzem, muitas vezes perguntamos: o que você produz aqui? Para quem produz? Assim respondem: Não sei, apenas faço aquilo que me mandam. Quando perguntamos aos gerentes e chefes, eles dizem: A cultura da empresa é produzir tantas mil peças, dentro do prazo, não importa o destino. Desta forma, o que existe é uma empresa, sem sinergia e apática, que leva a falta de motivação e vontade de aprender e compartilhar o conhecimento. Devido a falta de uma liderança, que ensine e diga: “Nos fazemos isso”, por isso ela é a melhor do mercado, por que temos uma equipe, que conhece todo o processo, e o mais importante, estão motivados”. Mas para motivar é preciso dar incentivo as pessoas, atender suas necessidades, pois elas querem ser reconhecidas pelo seu trabalho, isto não engloba somente coisas materiais e dinheiro, vai muito além, envolve, que é ser respeitada como ser humano, ter seu trabalho reconhecido por todos e que suas idéias sejam aplicadas e valorizadas. Sabemos que o ser humano, não se encontra somente no ambiente de trabalho, ele possui uma vida social e familiar, também reconhece , que há um mundo lá fora, é que esse mundo é complicado, por isso as pessoas vivem ressentidas e ameaçadas, isto gera um sentimento de medo, desânimo e mesmo falta de perspectiva, então os líderes devem estar preparados para enfrentar e incentivar os outros nesta sociedade, como um todo, não só fazer com que elas busquem a motivação do ambiente organizacional, mas na faculdade, em casa, no clube, ou seja, no seu dia a dia, assim procurando relacionar-se com outras pessoas, construindo uma rede social, cuja possam trocar experiências, idéias, desejos, no intuito de realizar pequenas coisas, que somadas ao longo da vida fornecerá um grande bem estar.
O que eu procuro, diante destas palavras, é fornecer pequenas observações sobre como podemos ser melhores, como líderes no cotidiano das pessoas, levar a elas palavras de motivação, ou mesmo do que elas são capazes de aprender e também repassar o conhecimento, tentar abstrair suas capacidades e aplicá-las em sua realidade. Pois o verdadeiro líder trabalha junto de sua equipe, eles o seguem por acreditam na sua habilidade de lidar com as dificuldades e não tomam decisões, sem antes conhecer o que seus colaboradores realmente desejam ou pensam. Sabemos que as maiorias das empresas não possuem um programa de formação de líderes, o que eu busco é utilizar meus conhecimentos, para no mínimo transmitir como podemos deixar de ter uma visão de gerente ou chefe e aprender a pensar como líderes, fazendo com que nossos colaboradores vistam a camisa da empresa, passem a ser mais motivados. O que eu procuro é criar uma nova cultura organizacional, com uma política mais democrática, a qual, líderes e colaboradores estejam em sintonia, levando a organização a um aprendizado constante, cujas melhores práticas possam ser adotadas por todos e o erro não seja um vilão, que condene aquele, que o cometeu, mas que o erro seja corrigido e documentado, desta maneira, o papel de um líder é fundamental, para ajudar a que erros sejam sanados, sem traumas e posteriores culpas, permitindo um ambiente de trabalho mais saudável e menos rígido.

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Natureza

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