O verdadeiro líder segundo James
Hunter é aquele que se dispõe a servir e não ser apenas servido, este tipo de
líder está presente na figura de Jesus Cristo, que diante de suas atitudes
arrebanhou milhões de seguidores por todo planeta.
Atualmente o sucesso empresarial
se pauta na liderança e não mais no gerente. O líder é um motivador, que faz
com que as pessoas se sintam melhor para desenvolver seu trabalho.
O líder deve transferir aos
liderados as seguintes características: zelo, firmeza, honestidade,
transparência e integridade no intuito de criar um clima de confiança, sendo o
principal ingrediente para a boa gestão.
A comunicação é um outro fator de
extrema importância na vida do líder. Pois a capacidade de comunicar-se bem
facilita a relação do líder com os liderados. Portanto uma comunicação dotada
de clareza, concisão e coesão promovem diálogos fáceis de serem compreendidos
por todos.
O líder deve ser capaz de
desenvolver a capacidade de aprender e estimular os talentos das pessoas. Nas
organizações a valorização das competências e do capital intelectual são
essenciais para a competitividade no mercado. Assim, a gestão de pessoas deve
ter como foco principal a capacitação dos profissionais, além de captar e
manter esses talentos humanos nas organizações.
O líder deve se fazer aceito
pelos liderados e para que isso ocorra um bom líder precisa apresentar:
·
Aceitação;
·
Competência;
·
Dedicação;
·
Prática.
No âmbito da aplicação de pessoas
a liderança se caracteriza pelo:
1- Coaching
– relação entre líderes e colaboradores: envolve a transmissão de experiência,
incentivo e apoio ao alto desempenho e compartilhamento do conhecimento.
2- Gestão
do conhecimento – busca identificar, desenvolver, disseminar e atualizar os conhecimentos
que sejam relevantes para a organização. Isto é realizado através de processos
internos e externos. Estes conhecimentos que existem nas organizações pode ser
tácito (subjetivo: experiências e valores a serem processados) ou explícito
(objetivo: formal e informações processadas).
A liderança no âmbito
organizacional favorece não só a comunicação, mas também o clima
organizacional, a gestão de conflitos e a gestão de mudanças, atuando como uma
ferramenta estratégica na gestão de pessoas que agrega valor aos resultados e
conhecimentos de qualquer organização.
Os aspectos que fomentam a
liderança são: clareza nos objetivos, motivação e envolvimento das pessoas no
trabalho e os desafios colocados pelo líder para que se atinja uma meta.
Mas enfim o que é liderança? Na
visão de Cavalcanti(2009) a liderança pode ser conceituada simplesmente como a
capacidade de influenciar pessoas ou grupos. Talvez podemos ir mais longe é
dizer que liderança é mais do que influenciar. Pois, liderar é ser capaz de
motivar as pessoas, tirar delas habilidades e competências que possam ser úteis
a organização, talvez torna-las mais criativas e confiantes no exercício de
suas atividades. Então, liderar é nada mais, nada menos que motivar, e a
motivação é o motor principal para a produtividade.
O modo de liderar está atrelado a
um conjunto de variáveis, que fará com que o líder procure adaptar suas
opiniões e observações em relação aos liderados.
O papel do líder no âmbito
organizacional envolve: gestão de metas,
processos, mudanças e controle de resultados voltados para o desenvolvimento
dos colaboradores e estimulo à criatividade.
A organização e a gestão de
pessoas tem como missão fomentar a liderança, ou seja, fornecer subsídios para
identificar e cultivar os potenciais líderes.
A liderança é fundamental para
auxiliar nas estratégias organizacionais e na gestão do conhecimento,
estimulando a participação e o aprendizado, gerando e disseminando novos
conhecimentos orientados para a inovação e competitividade.
Liderança transformacional:
Liderança transformacional é
aquela que possui carisma e tem grande compromisso pessoal para atingir as
metas. Portanto, é uma liderança inspirada na motivação, que busca compartilhar
com sua equipe as ideias e experiências.
A liderança transformacional está
ligada ao comprometimento organizacional. Este comprometimento organizacional
se baseia em sete dimensões, sendo eles:
1- Internalização
dos valores e objetivos organizacionais;
2- A
obrigação em permanecer na organização;
3- Obrigação
pelo desempenho;
4- Sentimento
de pertencimento;
5- Falta
de recompensa e oportunidades;
6- Linha
consistente de atividades;
7- Escassez
de alternativas.
Para Chiavenato (2004, p.63) o
líder deve ter habilidade em:
·
Gerenciar as tensões do cotidiano, tornando o
ambiente de trabalho menos estressante;
·
Desenvolver a auto atenção, assim identificar o
estilo de comportamento a ser tomado perante a mudança que deseja incentivar;
·
Agir de forma racional e criativa para resolver
os problemas.
Na visão de Carvalho Jr (2006) os
líderes podem ser tipificados em:
a. Líder
autocrático – é o que decide tudo, não permitindo ao grupo liberdade para
intervir. Possui um estilo dominador;
b. Líder
democrático – as diretrizes são discutidas pelo grupo até chegar numa decisão
definitiva;
c. Líder
liberal – Oferece liberdade completa ao grupo e indivíduos na tomada de
decisão, tem uma participação mínima.
Liderar não é só a capacidade de influenciar
as pessoas a trabalharem em prol de nossos projetos, envolve uma série fatores
internos e externos, tais como: motivação, satisfação de necessidades,
compartilhamento de informação, cultura e valores organizacionais e pessoais
seja por parte do líder quanto do liderado. Esses fatores são determinantes
para que os líderes possam conhecer o ambiente organizacional onde atuarão e assim
planejar suas estratégias de liderança. A boa aceitação de um líder dentro da
organização depende de seu comportamento e atitudes perante aos colaboradores e
sua relação com os gestores de alto escalão. O bom líder é aquele sabe se
comunicar de forma clara e objetiva. As boas lideranças são imprescindíveis nas
empresas por serem agentes informacionais, que viabilizam o compartilhamento e
trocas de conhecimentos, sendo o conhecimento um ativo de alto valor agregado
para o sucesso empresarial.
Referências:
CAVALCANTI,
V. L. Liderança e motivação. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Rio de
Janeiro: Campus, 2004.
CARVALHO JR., Abílio Gomes de. O impacto da liderança
transformacional no desempenho individual: um estudo sobre funcionários de call
centers e seus líderes. Dissertação (Mestrado em Administração). Rio de
Janeiro. 62 p. Faculdade de Economia e Finanças IBMEC, 2006.
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