quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Líder, liderança e liderados componentes do sucesso empresarial

O verdadeiro líder segundo James Hunter é aquele que se dispõe a servir e não ser apenas servido, este tipo de líder está presente na figura de Jesus Cristo, que diante de suas atitudes arrebanhou milhões de seguidores por todo planeta. 
Atualmente o sucesso empresarial se pauta na liderança e não mais no gerente. O líder é um motivador, que faz com que as pessoas se sintam melhor para desenvolver seu trabalho.
O líder deve transferir aos liderados as seguintes características: zelo, firmeza, honestidade, transparência e integridade no intuito de criar um clima de confiança, sendo o principal ingrediente para a boa gestão.
A comunicação é um outro fator de extrema importância na vida do líder. Pois a capacidade de comunicar-se bem facilita a relação do líder com os liderados. Portanto uma comunicação dotada de clareza, concisão e coesão promovem diálogos fáceis de serem compreendidos por todos.   
O líder deve ser capaz de desenvolver a capacidade de aprender e estimular os talentos das pessoas. Nas organizações a valorização das competências e do capital intelectual são essenciais para a competitividade no mercado. Assim, a gestão de pessoas deve ter como foco principal a capacitação dos profissionais, além de captar e manter esses talentos humanos nas organizações.
O líder deve se fazer aceito pelos liderados e para que isso ocorra um bom líder precisa apresentar:
·         Aceitação;
·         Competência;
·         Dedicação;
·         Prática.
No âmbito da aplicação de pessoas a liderança se caracteriza pelo:
1-      Coaching – relação entre líderes e colaboradores: envolve a transmissão de experiência, incentivo e apoio ao alto desempenho e compartilhamento do conhecimento.
2-      Gestão do conhecimento – busca identificar, desenvolver, disseminar e atualizar os conhecimentos que sejam relevantes para a organização. Isto é realizado através de processos internos e externos. Estes conhecimentos que existem nas organizações pode ser tácito (subjetivo: experiências e valores a serem processados) ou explícito (objetivo: formal e informações processadas).  
A liderança no âmbito organizacional favorece não só a comunicação, mas também o clima organizacional, a gestão de conflitos e a gestão de mudanças, atuando como uma ferramenta estratégica na gestão de pessoas que agrega valor aos resultados e conhecimentos de qualquer organização.
Os aspectos que fomentam a liderança são: clareza nos objetivos, motivação e envolvimento das pessoas no trabalho e os desafios colocados pelo líder para que se atinja uma meta. 
Mas enfim o que é liderança? Na visão de Cavalcanti(2009) a liderança pode ser conceituada simplesmente como a capacidade de influenciar pessoas ou grupos. Talvez podemos ir mais longe é dizer que liderança é mais do que influenciar. Pois, liderar é ser capaz de motivar as pessoas, tirar delas habilidades e competências que possam ser úteis a organização, talvez torna-las mais criativas e confiantes no exercício de suas atividades. Então, liderar é nada mais, nada menos que motivar, e a motivação é o motor principal para a produtividade.
O modo de liderar está atrelado a um conjunto de variáveis, que fará com que o líder procure adaptar suas opiniões e observações em relação aos liderados.    
O papel do líder no âmbito organizacional envolve:  gestão de metas, processos, mudanças e controle de resultados voltados para o desenvolvimento dos colaboradores e estimulo à criatividade.
A organização e a gestão de pessoas tem como missão fomentar a liderança, ou seja, fornecer subsídios para identificar e cultivar os potenciais líderes.
A liderança é fundamental para auxiliar nas estratégias organizacionais e na gestão do conhecimento, estimulando a participação e o aprendizado, gerando e disseminando novos conhecimentos orientados para a inovação e competitividade.
Liderança transformacional:
Liderança transformacional é aquela que possui carisma e tem grande compromisso pessoal para atingir as metas. Portanto, é uma liderança inspirada na motivação, que busca compartilhar com sua equipe as ideias e experiências.
A liderança transformacional está ligada ao comprometimento organizacional. Este comprometimento organizacional se baseia em sete dimensões, sendo eles:
1-      Internalização dos valores e objetivos organizacionais;
2-      A obrigação em permanecer na organização;
3-      Obrigação pelo desempenho;
4-      Sentimento de pertencimento;
5-      Falta de recompensa e oportunidades;
6-      Linha consistente de atividades;
7-      Escassez de alternativas.
Para Chiavenato (2004, p.63) o líder deve ter habilidade em:
·         Gerenciar as tensões do cotidiano, tornando o ambiente de trabalho menos estressante;
·         Desenvolver a auto atenção, assim identificar o estilo de comportamento a ser tomado perante a mudança que deseja incentivar;
·         Agir de forma racional e criativa para resolver os problemas.
Na visão de Carvalho Jr (2006) os líderes podem ser tipificados em:
a.       Líder autocrático – é o que decide tudo, não permitindo ao grupo liberdade para intervir. Possui um estilo dominador;
b.      Líder democrático – as diretrizes são discutidas pelo grupo até chegar numa decisão definitiva;
c.       Líder liberal – Oferece liberdade completa ao grupo e indivíduos na tomada de decisão, tem uma participação mínima. 

Liderar não é só a capacidade de influenciar as pessoas a trabalharem em prol de nossos projetos, envolve uma série fatores internos e externos, tais como: motivação, satisfação de necessidades, compartilhamento de informação, cultura e valores organizacionais e pessoais seja por parte do líder quanto do liderado. Esses fatores são determinantes para que os líderes possam conhecer o ambiente organizacional onde atuarão e assim planejar suas estratégias de liderança. A boa aceitação de um líder dentro da organização depende de seu comportamento e atitudes perante aos colaboradores e sua relação com os gestores de alto escalão. O bom líder é aquele sabe se comunicar de forma clara e objetiva. As boas lideranças são imprescindíveis nas empresas por serem agentes informacionais, que viabilizam o compartilhamento e trocas de conhecimentos, sendo o conhecimento um ativo de alto valor agregado para o sucesso empresarial.

Referências:

CAVALCANTI, V. L. Liderança e motivação. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Campus, 2004.


CARVALHO JR., Abílio Gomes de. O impacto da liderança transformacional no desempenho individual: um estudo sobre funcionários de call centers e seus líderes. Dissertação (Mestrado em Administração). Rio de Janeiro. 62 p. Faculdade de Economia e Finanças IBMEC, 2006.

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