quarta-feira, 22 de julho de 2009

O trabalhador do conhecimento - novas formas de fazer

Passamos de uma sociedade industrial, calcada na produção de bens e produtos que faziam parte da economia tradicional, sustentada pelo tripé, terra - capital - trabalho, cuja lógica era atender as necessidades de consumo de um população local, sem se preocupar com seus verdadeiros desejos. Com a nova ordem mundial, em que os mercados se fundiram em único bloco é passou a operar num âmbito global, as organizações perderam sua nacionalidade e localidade, pois agora mercantilizam seus produtos nos quatros cantos do planeta. Dessa forma, nasce uma sociedade caracterizada nos aspectos da informação e do conhecimento. Portanto, as empresas precisam prever novas maneiras de produção e de geração de negócios, principalmente com o advento de novas tecnologias. Na verdade, o foco não está na aquisição de computadores de última geração, softwares ou sistemas de informação inteligentes, que buscam maximizar a produção, diminuindo os gargalos e processos ineficientes, com objetivo de atingir maior vantagem competitiva. Ma só a tecnologia não é capaz tal feito, sendo que ela é um instrumento, uma ferramenta utilizada pelas pessoas. O nosso foco, está ai, "pessoas", sejam clientes, fornecedores, acionistas e principalmente os trabalhadores, que fazem a organização existir e movimentar-se. Com está mudança na sociedade, as relações de trabalho também modificaram nas organizações. O trabalhador é muito mas, que uma simples peça, possui necessidades que devem ser atendidas e recompensadas pelo seu desempenho. O conhecimento é uma característica provenientes do ser humano, conhecer exige trocas, estabelecidas por meios de comunicação e fontes de informação, sejam pela internet, TV, relatórios impressos, palestras. As organizações têm percebido que seus funcionários se encaixam em grupos ou pequenas redes, que geram informações e trocas de conhecimento, no entanto como se apropriar deste conhecimento tácito, que estão dentro das pessoas. Alguns falam em Gestão do Conhecimento, que é uma tentativa de colocar estes conhecimentos dentro de repositórios e armazéns digitais para serem usados no futuro. Então, percebe-se que o modo de fazer as atividades são as mesmas, o trabalhador sempre esteve nesta categoria de trabalhador do conhecimento, ou seja, não há uma nova forma de fazer as coisas, o que existe é uma maneira de captar e reter estes conhecimentos, habilidades e até mesmo a criatividade das pessoas para ser utilizada no âmbito organizacional.


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Natureza

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