As pessoas são a
razão de ser de qualquer empresa, enfim são elas que detêm o conhecimento e criam
um ambiente de aprendizado e inovação. Nesse caso as novas tecnologias de informação
e comunicação atuam como uma ferramenta de trabalho para que as pessoas possam desempenhar
de forma eficiente e eficaz suas atividades. No entanto, trazer um novo colaborador
competente e com habilidades que gerem vantagem competitiva para empresa tornou-se
uma tarefa estratégica para os diretores, gerentes e especialistas dos departamentos
de recursos humanos (RH). Outro ponto de grande importância nos departamentos de
recursos humanos (RH) são os programas de treinamento que tem como objetivo
fazer o colaborador conhecer as regras, rotinas e a cultura da empresa. Além
disso, a capacitação profissional permite que o colaborador tenha uma visão
mais ampla dos processos de produção da empresa no todo. O princípio da
qualidade no treinamento das pessoas é justamente adequar e aprimorar as competências,
habilidades e conhecimentos dos colaboradores focando os objetivos e estratégias
das empresas no mercado. Os processos, modelos e padrões de produção com o
advento da tecnologia modificou-se de forma intensa, sendo que atualmente
exige-se um maior nível de conhecimento e que a aprendizagem seja um ciclo
contínuo por parte de todos integrantes da equipe na empresa. A qualidade do
treinamento deve ser o fator primordial para os recursos humanos, pois
capacitar às pessoas vai além da competitividade, é uma maneira de gerar
riquezas através da troca de informações e de ascensão profissional. No
treinamento dos colaboradores de uma equipe devem ser avaliadas as habilidades técnicas,
as atitudes de cada indivíduo, a relação entre conhecimento tácito e explícito,
que permitirá identificar nos participantes a capacidade de liderança, índice
de motivação com as atividades e tarefas, às insatisfações ou satisfações com
ambiente de trabalho. A eficácia do
treinamento está na avaliação, pois a avaliação é que vai indicar se os
objetivos do treinamento foram ou não alcançados. As novas tecnologias de
informação têm sido grandes aliadas do treinamento e aprendizagem nas empresas,
com as plataformas de ensino à distância (EAD) os colaboradores e equipes podem
ter acesso rápido a cursos e treinamento sem precisar sair de seu ambiente de
trabalho. Mas para que esse modelo de EAD tenha sucesso nas empresas os diretores,
gerentes e especialistas de RH precisam monitorar e avaliá-los constantemente,
além de incentivar sua utilização pelos colaboradores. De maneira tradicional ou através do uso da
Tecnologia do EAD, o treinamento de pessoal deve estar dentro do processo de
qualidade total e buscar a certificação especifica ISO: 10015, cujo objetivo é
alcançar um melhor desempenho estratégico, visando aumento de produtividade,
diminuição de acidentes, absenteísmo, custos e rotatividade do pessoal.
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