Em meados dos anos 90 alguns autores divulgaram o conceito de
aprendizagem organizacional, que se resume no aprendizado coletivo ou
individual dos colaboradores de uma organização. Tal fator é que determinará a
competitividade e as mudanças ocorridas no ambiente interno ou externo das
empresas. O conceito de GC refere-se ao processo e estrutura de uso, criação,
armazenamento, compartilhamento e disseminação do conhecimento nas
organizações. Contudo, a aprendizagem organizacional seria um conceito vindo
dos gerentes pensadores, que buscam compreender o comportamento das pessoas
diante das atividades que lhe são repassadas. Através disso, afirma-se que um
modelo de GC deve estar baseado na aprendizagem contínua dos indivíduos,
perpassando sempre pelo ciclo do conhecimento de Nonaka e Takeuchi. No entanto
para que este ciclo possa de fato ocorrer as organizações precisam fazer com
que seus colaboradores compreendam os objetivos, a cultura, as regras e normas.
Quanto aos gerentes deve estabelecer políticas claras em relação ao
compartilhamento das informações e valorizar o capital intelectual, como um fio
condutor para o desenvolvimento dos negócios. A aprendizagem organizacional é
um conceito multifacetado que busca facilitar o aprendizado de todos os membros
no intuito de realizar transformações, sejam elas estruturais ou não;
reformular as estratégias, estruturas e a cultura das empresas, desenvolver as
habilidades dos seus colaboradores, criando um ambiente de questionamentos,
desafios e caos criativo, com isso as empresas podem operar de maneira
eficiente nos momentos de crise. Conclui-se que a aprendizagem organizacional é
um elemento primordial no processo de gestão do conhecimento, mas que depende fundamentalmente
da colaboração das pessoas, que precisam se sentir segura para disseminar o
conhecimento e capazes de usarem tal conhecimento. Do contrário, a gestão do
conhecimento não passará de um mero projeto colocado na gaveta.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Gestão do conhecimento: em busca da aprendizagem
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