sexta-feira, 9 de julho de 2010

Modelagem de sistemas o novo caminho para os negócios - Parte final

Nesta terceira e última parte de nosso estudo sobre modelos e modelagem iremos debater sobre os componentes dos modelos e as principais visões que acercam o assunto. Para começarmos nosso debate devemos entender que os modelos podem ser descritivos quando tratam da organização das informações empíricas, rotulados de modelos de dados, classificatórios (taxonômicos). No entanto a classificação dos modelos variam quanto sua constituição que se dividem em construções sólidas, físicas ou experimentais, mas também podem ser vistos como modelos teóricos. simbólicos, conceituais ou mentais. Essa divisão torna-se uma referência importante na construção de sistemas de informações, justamente por se tratarem de modelos que podem estar no plano real ou conceitual, neste segundo quesito sua função é interpretar as necessidades dos usuários e permitir que o sistema seja interativo. No modelo de informação voltado para os sistemas de informação busca representar o ser humano, como usuário ou parte de um SI é de que maneira estes entes estão relacionados com a aquisição, organização e manipulação da informação. Entretanto, a construção deste modelo que tem seu viés na representação das necessidades do ser humano, torna-se inviável por não atender a realidade e sim apenas elucubrações daquilo que as pessoas pensam, ou seja, estariam num plano cognitivo. Dessa forma, qualquer representação do real através de modelos traz uma certa frustração por parte de seus desenvolvedores, pesquisadores, ontologistas e até usuários avançados de sistemas de informação, seja na construção inadequada, uso de teorias e elementos incompatíveis com a necessidade reais dos usuários, excesso de subjetividade, que podem comprometer o sucesso do sistema e gerar o seu mau uso. No mundo dos negócios, a aquisição de modelos defeituosos trazem um série de perturbações que atingem toda cadeia produtiva deste dos empregados, passando pelos fornecedores e que refletem nos clientes. Isto gera custos incalculáveis, além da perda de competitividade.


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Natureza

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