quarta-feira, 10 de junho de 2009

As tecnologias de informação na gestão do conhecimento

As atividades específicas de gestão do conhecimento ajudam as organizações criarem foco na aquisição, armazenamento e utilização do conhecimento para a solução de problemas, dinamizar o aprendizado, auxiliar no planejamento estratégico e tomada de decisões. A gestão do conhecimento não e apenas tecnologia, além disso pode ser um fator capacitante para os objetivos da estratégia de negócios. As tarefas de Gestão do Conhecimento devem incluir o desenvolvimento, implantação e manutenção de técnicas apropriadas e infraestrutura organizacional para um compartilhamento de conhecimento eficiente. Então, a Gestão do Conhecimento pode ser alinhada com os processos de negócios organizacionais e a TI, para continuamente capturar, manter e reutilizar a informação chave, assim decidir os ativos estratégicos do conhecimento, que serão fornecidos para o desempenho dos negócios. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) atualmente possuem um relevante papel na gestão do conhecimento, como ferramenta meio. Além de promover e aprimorar o compartilhamento do conhecimento, através de vários meios de comunicação, onde se destacam as comunidades virtuais, listas de discussão, e.mails, redes de relacionamentos. Outra ferramenta tecnológica é destacada por Natarajan (2008), a Intranet, que tem emergido como um dos mais eficazes instrumentos para o compartilhamento de informações e conhecimento no ambiente organizacional. Isso se deve ao fato da Intranet funcionar como sistema que auxilia nos processos de negócios e amplia o fluxo de informações. A Intranet deve ser vista como uma ferramenta que ajuda a organização encontrar seus objetivos. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Precisamos entender as tecnologias como ferramenta e não como fim.

Natureza

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