As atividades específicas de gestão do conhecimento ajudam as
organizações criarem foco na aquisição, armazenamento e utilização do
conhecimento para a solução de problemas, dinamizar o aprendizado, auxiliar no
planejamento estratégico e tomada de decisões. A gestão do conhecimento
não e apenas tecnologia, além disso pode ser um fator capacitante para os
objetivos da estratégia de negócios. As tarefas de Gestão do Conhecimento devem
incluir o desenvolvimento, implantação e manutenção de técnicas apropriadas e
infraestrutura organizacional para um compartilhamento de conhecimento
eficiente. Então, a Gestão do Conhecimento pode ser alinhada com os processos
de negócios organizacionais e a TI, para continuamente capturar, manter e
reutilizar a informação chave, assim decidir os ativos estratégicos do
conhecimento, que serão fornecidos para o desempenho dos negócios. As
tecnologias de informação e comunicação (TICs) atualmente possuem um relevante
papel na gestão do conhecimento, como ferramenta meio. Além de promover e
aprimorar o compartilhamento do conhecimento, através de vários meios de
comunicação, onde se destacam as comunidades virtuais, listas de discussão,
e.mails, redes de relacionamentos. Outra ferramenta tecnológica é destacada por
Natarajan (2008), a Intranet, que tem emergido como um dos mais eficazes
instrumentos para o compartilhamento de informações e conhecimento no ambiente
organizacional. Isso se deve ao fato da Intranet funcionar como sistema que
auxilia nos processos de negócios e amplia o fluxo de informações. A Intranet
deve ser vista como uma ferramenta que ajuda a organização encontrar seus
objetivos.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
As tecnologias de informação na gestão do conhecimento
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Um comentário:
Precisamos entender as tecnologias como ferramenta e não como fim.
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