A web 2.0 que é uma denominação de uma web mais voltada para o compartilhamento e colaboratividade, a qual seus usuários podem contribuir como autores e leitores ao mesmo tempo . A web 2.0 utiliza plataformas abertas, blogs, wikis e redes de relacionamento com o orkut, friendster e linkdin e outras, por meio do sistema FOAF (Friends -on -a Friends), que permite a interligação entre pessoas com mesmo interesses. A web semântica é uma aplicação de tecnologias avançada do conhecimento para web e sistemas distribuídos. os conteúdos presente nestas tecnologias envolvem todos os tipos de formatos (vidéo, texto e imagens). a idéia principal da web semântica é dimunuir a fronteira entre a máquina e o homem, como uma maneira de facilitar o trabalho seja individual ou nas organizações. Os blogs são um bom exemplo, pois a relação de post e comentários fazem com que as pessoas possam discutir e emitir opiniões sobre determinado assunto. O uso de metadados nas linguagens, sejam elas RDF, XML, OWL é que permitiram a web semântica se desenvolver e gerar sistemas que tivessem uma maior interoperalidade, escalabilidade, além de serem padrões. Isto gerou um maior benefício para empresas e usuários. Na imagem a relação entre um documento em HTML e RDF/XML.
A figura-1: Demonstra um processo em que a web semântica é aplicada com as linguagens RDF/XML, que são mais dinâmicas, ao contrário do HTML é uma
linguagem estática.
Na próxima imagem apresentamos uma aplicação da linguagem RDF , assim percebemos a sua dinamicidade.
Além das fronteiras entre o RDF e o XML. Aqui também a objetivo de facilitar o uso do mecanismo de RDF para acessar para a informação contida em um amplo leque dos documentos em XML.
Nenhum comentário:
Postar um comentário