segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A falsa sensação de controle

Achamos que estamos no controle de tudo, controlamos nossos filhos, a vida, as pessoas, mas na verdade tudo escapa de nossas mãos, apenas criamos imagens de um controle. Na verdade somos controlados o tempo inteiro, pelas leis, pelo tempo, não conseguimos saber ao certo sobre o queremos. Apenas criamos mecanismos falhos de controle. Somos observados pela lentes e radares presentes nas ruas e praças das cidades, nos bancos as portas controlam nossa entrada. Enfim, quem está no comando de tudo, acho que não sou eu e nem você. Pois somos fantoches da sociedade, votamos numa eleição, que mais parece um circo, cujo aqueles querem apenas o voto e desfrutar de poder imenso, com um discurso, que o eleitor que é dono da situação, mas sabemos, que tudo isto é ilusão, boatos e mentiras, são eles que estão no controle, tomam as decisões sem consulta pública. Então temos a falsa sensação de estar no controle, que nada foge as nossas regras, mas não é assim. Cada vez mais perdemos o rumo e ficamos tentado retomá-lo por vias erradas. Quando Hitler, na Alemanha tentou instituir o terceiro Reich, achava que tinha o controle de tudo, tudo ia muito bem, mas não reconheceu o poderio militar americano e a força e resistência sovietica, acabou no que deu, perderam a guerra e ao perceber que não estava mais na frente de comando, se matou. Isto é a prova viva de que não podemos ganhar sempre, achar que tudo está sobre nossas mãos. Por isso perca o controle e passe a viver a vida, do contrário o stress e as doenças controlarão seu corpo e mente.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

As relações de poder

O homem precisa se auto-afirmar, mas alguns que não conseguem através de forma espontânea e natural, tem uma tendência a criar uma ambiente hostil e severo, seja consigo mesmo ou para com os outros, na realidade tal fato se deve a uma baixa estima e falta de liderança ou mesmo problemas provenientes de traumas da infância. As relações de poder seja em casa ou no trabalho podem ser ameaçadas por pessoas que tendem a ter comportamentos de inferioridade, por isto agem como se todos fossem incompetentes. O ambiente ideal numa relação de poder é aquela em que o superior e subordinado tenham, não digo uma relação de amizade, mas de respeito um pelo outro, cada qual possam compartilhar idéias e trocar experiências. Claro, que tal proposição é um tanto utópica, principalmente na iniciativa privada, cuja a competição é acirrada. Mas a tentativa é válida.


sábado, 13 de setembro de 2008

Institucionalização do ser humano

Me mandam fazer aquilo, agora faz isto e não se esqueça daquilo, este é nosso homem do mundo moderno, um ser institucionalizado pelas regras e leis, criadas para controlar e fazer com que sejamos carneiros dóceis, domesticado e institucionalizado pelo sistema. Somos apenas cumpridores de nossos deveres, com direitos que muitas vezes se confundem com obrigações. não lutamos pela nossa verdadeira liberdade, somos deportamos e presos como animais em um país estrangeiro, por não sermos bem vindos. A institucionalização é uma arma poderosa das grandes corporações e governos para atingirem seus objetivos, em nome de quem ou do que? talvez no caso das empresas, seja mais e mais lucro em detrimento do valores humanos, já o governo seria uma espécie de controle das instituições sobre a vida dos homens. Portanto a política, a igreja e a justiça não dá mais conta de controlar as vontades que emanam do ser comum, vivente das grandes, médias e pequenas cidades. Somente a ciência fornecem os subsídios necessários para que tudo aconteça, no entanto depende da contribuição maciça do mercado, com seu capital financeiro, que junto do intelectual, faz descobertas, criam seres e bombas. No entanto na ciência vemos as contradições entre o criar e destruir, o construir e desconstruir, o viver e morrer, são estas antíteses, que nos rodeiam o tempo todo, mesmo assim ainda continuamos sendo seres institucionalizados e alienados, com nossas pequenas crenças de que num futuro tudo será lindo e cheio de flores, pode até ter flores, mas elas já murcharam faz tempo. Então o que sobra é um nada, um vazio imenso.


quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Web semântica na construção de redes sociais

A web 2.0 que é uma denominação de uma web mais voltada para o compartilhamento e colaboratividade, a qual seus usuários podem contribuir como autores e leitores ao mesmo tempo . A web 2.0 utiliza plataformas abertas, blogs, wikis e redes de relacionamento com o orkut, friendster e linkdin e outras, por meio do sistema FOAF (Friends -on -a Friends), que permite a interligação entre pessoas com mesmo interesses. A web semântica é uma aplicação de tecnologias avançada do conhecimento para web e sistemas distribuídos. os conteúdos presente nestas tecnologias envolvem todos os tipos de formatos (vidéo, texto e imagens). a idéia principal da web semântica é dimunuir a fronteira entre a máquina e o homem, como uma maneira de facilitar o trabalho seja individual ou nas organizações. Os blogs são um bom exemplo, pois a relação de post e comentários fazem com que as pessoas possam discutir e emitir opiniões sobre determinado assunto. O uso de metadados nas linguagens, sejam elas RDF, XML, OWL é que permitiram a web semântica se desenvolver e gerar sistemas que tivessem uma maior interoperalidade, escalabilidade, além de serem padrões. Isto gerou um maior benefício para empresas e usuários. Na imagem a relação entre um documento em HTML e RDF/XML.






















A figura-1: Demonstra um processo em que a web semântica é aplicada com as linguagens RDF/XML, que são mais dinâmicas, ao contrário do HTML é uma
linguagem estática.





Na próxima imagem apresentamos uma aplicação da linguagem RDF , assim percebemos a sua dinamicidade.
Além das fronteiras entre o RDF e o XML. Aqui também a objetivo de facilitar o uso do mecanismo de RDF para acessar para a informação contida em um amplo leque dos documentos em XML.


Natureza

Natureza