segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A Grandeza de um passado inútil

As glórias do passado não se repetem no futuro, perde-se no limbo da memória, um dia a grandeza e a nobreza dentro de mim, fazia com que eu sentisse um ser mais supremo, mas agora o tempo me fez ruir, sou apenas um velho, que veleja por uma nau sem rumo, a procura de porto seguro, quando eu partir para uma nova empreitada, por este mar azul cuja as nuvens cobrirão meus olhos, serei do outro lado um ser glorioso. Assim vou me redimir perante aqueles que um dia estiveram ao meu lado. Em mar aberto, levanto as velas encantadas da minha pequena nau ao encontro de terras desconhecidas, enfrentarei com lucidez e humildade os terrores que estão dentro de mim, há... eu capitão dos mares do céu, sobre um sol brilhante, vou de encontro ao meu destino errante, ao longe procuro ver as terras que um dia tanto me falaram, a qual não acreditava existir. Quanto mais me distâncio, vejo o quanto a minha grandeza era algo tão pequeno e fútil aos olhos do que sinto agora, pois a nau leva minhas ilusões e desejos, só vai atracar no porto o dia em que eu estiver em paz. A saga de homem é como o mar, que ao mesmo tempo pode estar calmo e sereno, no entanto pode guardar a fúria de grandes tempestades e destruir tudo aquilo que um dia foi edificado, seja dentro si ou na alma de outrem.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

A informação no mercado financeiro

Nesta nova economia baseada na informação, cujo a velha máxima econômica da sociedade industrial, "terra, capital e trabalho" deixaram de ser a lógica do mercado, não que os meios de produção deixaram de existir e a agricultura desapareceu, seria até estranho viver sem alimentos provenientes do campo. O que quero dizer é que a economia desta nova sociedade pós-industrial, ou também chamada de "sociedade do conhecimento", "sociedade da informação" se baseia nas relações de investimentos, tendo como base o mercado financeiro, através de títulos, ações, e papéis que são negociados. As empresas lançam estes papéis no mercado com a finalidade de obterem recursos para desenvolverem e se firmarem. A busca de informação no mercado financeiro são realizadas por fontes que podem ser informais, por meio de conversas com outros investidores, corretores. Já o investidor que busca os relatórios, anuários, jornais especializados em investimentos, sendo estas fontes formais e confiáveis permitem uma melhor aquisição de títulos e ações mais rentáveis. Para obter sucesso com o mercado financeiro é preciso buscar informações e estudar todo funcionamento econômico, principalmente neste mundo globalizado, a qual o dinheiro não faz parte apenas de uma nação e sim pode influenciar toda economia mundial, ou seja, há uma volatilidade de capital, que pode fazer o investidor perder tudo. Diversificar a carteira de investimentos é um fator importante, sendo que a variedade dos títulos pode equilibrar as perdas e os ganhos. Então, nesta nova economia é preciso estar sempre em busca de informação,  para aprender continuamente. Desta forma lembrar que os antigos conceitos sobre a industrialização, não tange mais a produção de mercadorias e sim a intangibilidade do mercado de capitais.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Relação da informação com universo

Segundo a entrevista do físico Amit Goswni, dada ao programa Roda Viva da TV cultura, ele retoma a importância da fisica quântica em relação ao ser humano e sua convivência com Deus. Portanto sua critica ao materialismo científico, embasado numa pragmatica, que não gerou um conhecimento real a respeito de nós seres humanos. Para o fisico a vida e a morte não se encontra numa localidade espacial ou temporal. Trazendo tal fato para ciência da informação, podemos dizer que a física quântica se faz num terreno ainda desconhecido, apesar de que os estudos em cognição procura dar ênfase ao usuário e a sua busca pela informação, assim penso que se a cognição independe de um mecanismo material, a qual o cerébro pode agir por si só, a informação é um tanto livre de qualquer materialidade, as possibilidade se fazem dentro um campo neutro de pensamento. sendo que somos seres dotados de uma espiritualidade e força , chamada por Deus, mas este vai além da simples localidade, pois Deus é uma entidade côsmica, que não deve estar dentro desta idealização terrena e material.

Natureza

Natureza